Fórum Retro Android
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook.

3 participantes

Ir para baixo

Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook. Empty Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook.

Mensagem por nyzs Ter Fev 14, 2012 3:37 pm


Velhos boatos e “pegadinhas” da internet parecem estar ganhando adaptações e vida nova no Facebook, mas há quem também “curta” e publique – às vezes sem querer – vírus e conteúdos “virais” espalhados por apps adicionados ao perfil da rede social. A coluna de hoje mostra um pouco desses ataques e outros boatos, além de trazer algumas dicas para evitá-los.

Seguindo o exemplo das mensagens via e-mail, publicações no Facebook que oferecem conteúdos extraordinários ou incríveis são a isca preferida dos criminosos para atrair internautas à pragas digitais. Um exemplo: no início deste mês de fevereiro, a fabricante de antivírus Sophos divulgou um alerta sobre um vírus espalhado pelo Facebook em uma mensagem que prometia imagens da CNN de ataques dos Estados Unidos ao Irã – um suposto início da “terceira guerra mundial”.

Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook. 13-3rd-620

Mensagem com vírus especulava sobre início de nova guerra mundial.
É claro que a mensagem era falsa.

Criminosos brasileiros já utilizaram táticas com o humor para chamar atenção. Em um dos ataques, uma página com o Tiririca foi inclusive colocada nos “anúncios” do Facebook. A página, ao ser carregada, solicitava um download de um arquivo. Quem fizesse o download e executasse o programa seria infectado com um vírus que rouba senhas bancárias.

Outro comportamento comum no Facebook é o compartilhamento de boatos ou fraudes. Chamados tecnicamente de “hoaxes”, alguns desses temas são – mais uma vez – apenas variações do que já circulava via e-mail.

Um exemplo bastante comum é o que solicita que uma imagem seja compartilhada para que alguém (normalmente uma criança) ganhe uma ajuda em dinheiro. As imagens normalmente dizem que, para cada compartilhamento ou clique em “Curtir”, uma quantia em dinheiro será transferida para a vítima exposta na imagem. Essas informações são mentirosas.

Internautas até criaram imagens com personagens de desenhos para brincar com a sugestão pouco realista dessas imagens.

Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook. 21-Tiririca-300
No Brasil, criminosos usaram imagem do palhaço Tiririca para disseminar um vírus.

Outro problema está nos “plug-ins virais”. Esses são plug-ins que se multiplicam de alguma forma; o mais comum é que eles exijam que você adicione algo ao seu perfil no Facebook para ter acesso a um conteúdo “protegido” ou “restrito”. Quando você adiciona o aplicativo ao seu perfil, imediatamente o conteúdo é publicado para seus contatos, que poderão cair no mesmo golpe.

Adicionar plug-ins e aplicativos ao perfil do Facebook de forma descuidada é perigoso. Informações que você não acredita que está compartilhando ficarão acessíveis ao responsável pelo app. Além disso, o plug-in pode publicar informações no seu mural sem o seu consentimento – na verdade, você já autorizou a publicação de conteúdo quando adicionou o software ao perfil. De forma silenciosa, enquanto navega na web, o plug-in pode estar interagindo com seu perfil no Facebook.

Finalmente, existe o problema com falsas promoções. Nas últimas semanas, muitos perfis ofereceram promoções com iPhones: “basta clicar ou curtir para concorrer”, afirmavam os anúncios. As publicações também eram mentirosas. Apesar de não haver um dano imediato, os fraudadores conseguem um ganho de popularidade com esse tipo de ação, o que polui a rede social, diminui a utilidade dela como ferramenta e incentiva a realização de mais “pegadinhas”.

Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook. 13-Hoax-620
Imagens com personagens dos desenhos japoneses Pokémon e Dragon Ball satirizam pedidos de 'ajuda' no Facebook.

O que fazer?
As dicas são simples:

Mantenha o seu navegador de internet e os plug-ins do navegador (como Flash e leitor de PDF) atualizados. Isso serve para evitar ataques que exploram brechas nesses softwares e que poderiam ser disseminados pela rede social para infectar o PC.
Não faça o download de programas a partir de links na rede social.
Tenha cuidado ao participar de “promoções” na rede social. Na dúvida, verifique com as marcas envolvidas se aquela ação realmente está sendo realizada. Às vezes, promoções em uma rede social são divulgadas em outra. Nesses casos, uma breve pesquisa é suficiente para tirar a dúvida.
Não compartilhe conteúdos que sugerem a transferência de dinheiro para alguém com um mero “curtir” ou “compartilhar”. Pesquise antes de compartilhar algo que parece suspeito.
Não adicione qualquer app ao seu Facebook e verifique os controles de privacidade da rede social

Fonte:G1

O que tenho de vizinhos e amigos com o pc cheio de vírus, não é brincadeira, mas quando vou lá, sempre vejo as filhas deles no face cheio de aplicativos( a maioria inútil e nem usam) e curtir, e o dia todo.
Bem para quem usa o facebook ou tem irmãos(ãs) ou filhos(as), ai a dica.
nyzs
nyzs
MODERADOR
MODERADOR

Mensagens : 391
Pontos : 466
Data de inscrição : 19/06/2011
Idade : 47
Localização : Belém. Pará

Ir para o topo Ir para baixo

Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook. Empty Re: Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook.

Mensagem por joeycaruzo Qua Fev 22, 2012 2:05 pm

Eu ri dessa do goku... XD
joeycaruzo
joeycaruzo
ADMINISTRADOR
ADMINISTRADOR

Mensagens : 234
Pontos : 254
Data de inscrição : 19/07/2011
Idade : 27
Localização : sp, interior. em uma cidade bem calma

Ir para o topo Ir para baixo

Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook. Empty Re: Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook.

Mensagem por Edwar Eric Sex Fev 24, 2012 7:50 am

Eu não sabia disso, por que eu tinha esquecido.
Edwar Eric
Edwar Eric
Aprendiz
Aprendiz

Mensagens : 58
Pontos : 66
Data de inscrição : 11/11/2011
Idade : 30
Localização : algum lugar calmo

Ir para o topo Ir para baixo

Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook. Empty Re: Evite ‘curtir’ pegadinhas, mentiras e vírus no Facebook.

Mensagem por Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos